Você sabia que as cores podem transmitir sensações, sentimentos, influenciar na nossa performance ou ainda te ajudar a vender mais? Sim, a cor escolhida pode impactar seus clientes e até mesmo a equipe que vestirá o uniforme profissional.
Dentro da sua empresa, o uniforme corporativo é uma importante ferramenta de comunicação com os clientes e com o mercado. Por este motivo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de definir alguns fatores e aspectos para seu uniforme, em especial a cor certa. Mas afinal, qual é a melhor cor para uniformes corporativos?
Guia emocional das Cores
As cores dos uniformes são percebidas pelo nosso cérebro e passam uma mensagem.
- Amarelo – Comunicação, otimismo e disciplina.
Estudos apontam que ao usar amarelo em pequenos botões ou mesmos em frases de destaque pode gerar um leve estado de animação. Marcas que querem criar empatia e despertar sorrisos podem optar pelo amarelo.
- Laranja – Jovialidade, entusiasmo e criatividade.
Desperta um senso de urgência, emite a mensagem da ação, excitação e competição. Empresas de produtos infantis usam muito o laranja, como lojas de brinquedos, assim como é usado bastante em equipes de buffet e entretenimento para gerar empatia com o público.
- Vermelho – Coragem, força, imediatismo e liderança.
Visceral e quente, aumenta a sensação de fome e por isso é adotada em diversos estabelecimentos do ramo alimentício, tem sido bem-aceito em marcas do entretenimento e também as ligadas à tecnologia, como a Netflix, por exemplo. Para usar o vermelho, a empresa passar uma imagem de muita confiança, como escritórios de advocacia ou corretores.
- Lilás ou Roxo – Criatividade, sabedoria e otimismo.
É uma cor que tem uma boa relação a coisas ligadas ao futuro, conexão espiritual, sonhos e fantasia. Em tons mais escuros (roxos) despertam a sensação de riqueza e luxo, apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.
- Azul – Sabedoria, segurança, tecnologia e liberdade.
A cor que representa a confiança, serenidade e calma. O azul é ótimo para instituições financeiras, para professores, indústrias de informática e clínicas de saúde. Também é uma excelente cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.
- Verde – Paciência, esperança, desenvolvimento.
O verde é uma cor intuitiva. Por isto, muitas marcas ligadas com questões ecológicas e sustentáveis utilizam o verde, remetendo ainda ao equilíbrio emocional e à harmonia. Essa cor cai perfeitamente bem em uniformes de empresas ligadas à natureza e a jardinagem.
- Branco – Equilíbrio, neutralidade e limpeza.
O banco é a cor que remete à segurança e também a cor do reservado, ideal para profissionais que não precisam e não querem chamar muita atenção, como os profissionais da saúde.
- Rosa – Feminino, beleza e acolhimento.
Ideal para profissionais da indústria de cosméticos, profissionais de salão de beleza, lojas de moda feminina.
- Preto – Elegância, sofisticação e modernidade.
Muitas marcas de luxo usam e abusam do poder e da autoridade do preto. É bastante usado em escritórios, por equipes de cabelereiros de salões e restaurantes mais requintados, garçons e recepcionistas.
Se o uniforme da sua empresa for social ou alto esporte, a SUP Uniformes conta com uma variada padronização de cores à disposição dos seus clientes. Entre em contato e saiba mais!
Comments are closed.